Muita gente acredita que as crianças deixaram de brincar, e o culpado são as novas tecnologias. Celulares, computadores, videogames, têm conquistado cada vez mais a atenção dos jovens e das crianças. Isso leva muitos adultos a abandonarem o velho costume de comprar um brinquedo para as crianças e investirem em celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Isso é um verdadeiro erro. As crianças gostam de brincar e, apesar dos celulares conquistarem cada vez mais a atenção delas, não quer dizer que elas não gostam de outros brinquedos. Essa nova forma deles se relacionarem e passarem o tempo livre só quer dizer que eles desconhecem outros brinquedos, porque tudo o que eles conhecem é digital.

Uma menina pode achar normal um celular, mas quando ela vê uma cozinha infantil os seus olhos brilham. Isso porque a experiência de brincar de ser uma cozinheira profissional não é igual a de ficar apertando botões e tirando fotos. A experiência de brincar com brinquedos reais é muito mais enriquecedora e verdadeira do que a oferecida pelo celular.

Dessa forma, se você está em busca de um novo brinquedo para o seu filho, pare de pesquisar sobre celular ou aparelhos tecnológicos. Abaixo você vai encontrar uma lista de brinquedos antigos que ainda hoje fazem a cabeça de muitas crianças. Confira a seguir os melhores presentes analógicos para seu filho ou filha.

Jogos de tabuleiro

Jogar é uma atividade lúdica e foi consumida em excesso pelos aparelhos digitais. As crianças cansaram de brincar apertando botões e deslizando o dedo pela tela. Elas querem uma experiência nova de brincar e os jogos de tabuleiros são essenciais para isso. Esses jogos antigos oferecem algo que nenhum jogo digital oferece, a oportunidade de criar, imaginar, inventar, algo desconhecido ainda por muitas crianças que recebem tudo pronto.

Quebra-cabeças

Excelentes brinquedos para exercitar a mente, os quebra-cabeças estão de volta. Renegados depois de um período em que todas as atenções estavam voltadas para as novidades trazidas pelo mundo digital, é cada vez mais comum encontrar crianças que passam horas sentadas no chão tentando montar a imagem do seu herói favorito. É possível encontrar um quebra-cabeça para qualquer gosto para seu filho ou filha.

Livros de colorir

Uma atividade que deixou de ser feita manualmente para ser feita com auxílio de softwares e programas de computador, a pintura voltou a ser uma brincadeira. Crianças gostam de pegar em lápis coloridos e preencherem espaços em brancos em busca da combinação de cores que elas acreditam ser o mais adequado para aquele desenho. Além disso, encontrar um livro de colorir é bem fácil. Em qualquer banca os pais podem encontrar um.

Gibis

Por fim, para exercitar a prática de leitura em crianças que não estão acostumadas com a densidade de livros, os gibis também voltaram a ser comercializadas em maior quantidade e variedade. Existe uma infinidade de histórias para as crianças lerem e se divertirem com heróis imprevisíveis e situações desconhecidas. Além disso, a maioria dos gibis ensina lições de vida e geram empatia na criança. É um ótimo brinquedo para aprender e se divertir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui